História

Mendes de Almeida 1981
Mendes de Almeida 1981
OMC Belgium 1986
2017 António MR Guerra

Um pouco mais sobre o nosso percurso profissional

António M R Guerra começou ainda rapaz a sua experiência profissional em finais da década de 70, na extinta MENDES DE ALMEIDA mais tarde denominada Mendal SA ( Representante para Portugal na década de 70 e 80 dos famosos motores fora de bordo EVINRUDE e dos Stern Drives OMC ).
Em 1981 com 15 anos de idade apenas é lhe proporcionado como forma de estimulo começar a laborar com trabalhos mais exigentes para simples aprendiz o que por si só desencadeia o natural alargamento do seu conhecimento em matéria de motores marítimos numa escala considerável de formação tanto a nível básico como também avançado.
É simultaneamente neste período operário e formando sob a monotorização do conceituado Chefe de Oficina da Mendes de Almeida nas décadas de 70/80 António Gomes Guerra, ao mesmo tempo seu Pai, Chefe e Mestre.
Em 1984 e em virtude dos seus níveis de conhecimento e experiência já adquiridos, é convidado na altura pela recém formada empresa da altura denominada H. MARES Lda. (Empresa responsável pela introdução em Portugal através de importação dos primeiros cascos BAYLINER) para fazer parte dessa equipa como operário de oficina.
A H. MARES Lda. nessa altura era concessionária dos famosos motores fora de bordo JOHNSON que tinha representação em Portugal entregue à SANTOMAR, mais tarde esta abraçou a representação da HONDA MARINE vendo-se forçada por imposição a entregar à H. MARES Lda. a representação dos motores fora de bordo JOHNSON.
Abandonando desta forma e por completo os estudos e iniciando por assim dizer a sua carreira profissional, é ao serviço da H. MARES Lda. que lhe é ministrado o seu 1º curso de formação nas instalações da Outboard Marine Belgium. Labora nesta empresa até finais de 1987 altura em que esta se deslocaliza do centro de Lisboa para a Abóboda.
Apesar da deslocalização decide ainda assim continuar a servir a empresa por um período que não foi além 6 meses, altura em que percebe que não é viável continuar, resolve por isso abandonar de forma definitiva esta e junta-se ao seu Mestre, que entretanto já se encontrava a laborar em regime de empresário em nome Individual e em franco crescimento na localidade de Azeitão. Inicia então esta aventura em 1988 colaborando conjuntamente com o seu Mestre (entretanto Concessionário Oficial dos motores JOHNSON e EVINRUDE) até este atingir a idade da aposentação e abandonar dessa forma e em definitivo a atividade. Deixa assim todo um legado para continuar a ser trabalhado, corria então o Ano de 1996. Com uma já vasta carteira de clientes toma o comando e navega solitário até aos dias de hoje.
Atualmente e decorridos que são todos estes anos António M R Guerra orgulha-se imenso do caminho que já percorreu, acompanhou a evolução natural das tecnologias introduzidas na conceção de um motor fora de bordo detendo por este facto um elevadissimo grau de conhecimento e experiência tanto em motores fora de bordo de 2 e 4 tempos, como também em motores interiores com linha de veio ou com unidade propulsora.
Na data presente é concessionário oficial dos motores fora de bordo MERCURY e dos motores interiores MERCRUISER representados pela TOURON SA é concessionário ainda dos motores elétricos MOTORGUIDE e das embarcações QUICKSILVER, MERCURY, WALKERBAY, BAYLINER, BOMBARD.

Registo fotográfico da Carreira profissional